Início Destaques PM investiga abordagem policial que terminou com morte de cachorro por tiro...

PM investiga abordagem policial que terminou com morte de cachorro por tiro na cabeça, em Manaus

Vídeo feito por uma moradora mostra o momento da abordagem policial.

0
Cachorro Bethoven foi morto com tiro na cabeça durante abordagem da PM em Manaus — Foto: Reprodução

Um cachorro que atendia pelo nome de Bethoven, de 6 meses de idade, foi baleado com um tiro na cabeça durante uma abordagem policial, na noite de quarta-feira (20), no Conjunto Boas Novas, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. Em nota, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) afirma que vai apurar a conduta dos policiais militares.

Um vídeo feito por uma moradora mostra o momento da abordagem policial.

Segundo os moradores da área, dois policiais, que não foram identificados, estavam fazendo uma abordagem a um homem e, durante uma confusão, um tiro foi disparado em direção ao cachorro. A balda atingiu a cabeça do animal, que morreu no local.

Em um vídeo, moradores gritam e acusam os policiais de abordarem um homem que não tinha nada ilícito. Em seguida, é possível ouvir quatro tiros. Os moradores perceberam que um dos disparos atingiu o animal.

O cachorro, Sem Raça Definida (SRD), era de pelagem caramelo, e atendia pelo nome de Bethoven.

“Ele matou o Bethoven. Ele matou o Bethoven, Paula. Ele matou o cachorro, gente. Eles mataram o cachorro na maldade. […] poxa vida, o cachorro não tem nada a ver”, disse uma moradora, chorando.

Segundo testemunhas, o animal, já morto, ainda foi arrastado pela viatura que estava no local da abordagem.

O corpo de Beethoven foi removido por veterinários da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para necropsia.

Após a repercussão do caso, moradores acionaram a deputada estadual Joana Darc.

Em nota, a parlamentar afirmou que enviou um ofício para o corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, Coronel PM Franciney Bó, solicitando a instauração de sindicância/processo administrativo disciplinar para investigar a conduta do policial militar que atirou no cachorro.

“Quero dizer que prezo e respeito muito o trabalho da polícia militar e da segurança pública do nosso Estado que, inclusive, diariamente está me ajudando a combater os maus-tratos nas ruas. Porém, essa situação não passará impune, estamos no caso e vamos pedir justiça pela morte desse animal”, disse a deputada.

Em nota, a PMAM afirmou que tomou conhecimento da ocorrência. A corporação disse que tem respeito por toda e qualquer vida. Por fim, afirmou que atua no combate aos maus-tratos aos animais e que vai instaurar procedimento administrativo para apurar a atuação dos policiais durante a ocorrência.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui