O temporal e a fumaça que atingiram Manaus na manhã desta quarta-feira (20) fizeram um avião da Gol sobrevoar a Região Metropolitana da capital em círculos por, pelo menos, 19 minutos, antes de pousar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste da capital.
Segundo a companhia, o voo saiu de Brasília e tinha como destino a capital amazonense. A previsão inicial era que a viagem durasse 2h e 44 minutos, mas de acordo com o site Flightradar24 o percurso teve pouco mais de 3h e 11 minutos.
Imagens do site mostram o avião dando voltas sobre a Região Metropolitana de Manaus. Foram pelo menos quatro, até o piloto conseguir autorização da torre de controle para fazer o pouso que, segundo a companhia, ocorreu normalmente.
Em nota, a Gol disse que não registrou ocorrências significativas no aeroporto, mas “precisou dilatar o pouso por 19 minutos em razão de condições meteorológicas adversas”. A companhia também disse que ações como esta são tomadas com foco na Segurança, valor número um da empresa.
Mais cedo, a administração do aeroporto já havia informado que o local estava operando por instrumentos desde às 11h21, devido à chuva e à fumaça.
“A operação por instrumentos ocorre quando os comandantes usam os sensores e receptores de bordo das aeronaves e os equipamentos de apoio à navegação aérea existentes no aeroporto”, disse a empresa responsável.
FONTE: Por G1 AM