Início Brasil Decisão sobre exploração de petróleo na Foz do Amazonas está próxima, afirma...

Decisão sobre exploração de petróleo na Foz do Amazonas está próxima, afirma Lula

Exploração de recursos na chamada margem equatorial do país é tratada como prioridade pela Petrobras

0
Presidente afirmou que estudo do Ibama sobre exploração no Amapá ainda não é definitivo e possibilidade de exploração está em aberto. JOAO GABRIEL ALVES/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (3) que o governo federal está em “processo de discussão interna” sobre a possibilidade de exploração de petróleo na margem equatorial do país e que logo deve ser tomada uma decisão sobre a questão.

Em entrevista à rádios da Amazônia, Lula ainda afirmou que o estudo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a exploração na costa do Amapá ainda não é definitivo e que, se pesquisas constatarem a existência de recursos na região, será discutido como explorá-los sem causar “nenhum prejuízo” ambiental.

Margem equatorial

No dia 29 de março, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, defendeu o projeto da estatal de explorar jazidas de petróleo e gás na chamada margem equatorial do país.

A região compreende as costas do Norte e do Nordeste do Brasil, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte – o nome refere-se à linha do Equador.

A iniciativa é tratada como prioridade da Petrobras, mas é alvo de críticas pelos riscos ambientais que envolveriam a exploração das jazidas em águas profundas da bacia do Rio Amazonas.

Para a operação poder ocorrer, é necessário aval do Ibama, que negou pedidos de licença feitos na década passada por multinacionais – com as negativas, os contratos que haviam sido arrematados em leilão foram repassados à estatal brasileira.

Na avaliação de Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil, “[a negativa do Ibama] desanima um pouco [o setor], porque a expectativa era diferente. Mas acho que a conversa entre diferentes setores com a indústria e a sociedade é que vai levar a uma decisão”.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui