Início Amazonas Onze dragas de garimpo ilegal são apreendidas pelo Exército na região da...

Onze dragas de garimpo ilegal são apreendidas pelo Exército na região da tríplice fronteira, no AM

Diversos materiais empregados no garimpo ilegal, motosserras, baterias, espingardas, celulares, balanças de precisão e uma motobomba também foram apreendidos durante operação que iniciou em 14 de julho.

0
Operação Curaretinga IV acontece na região da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. — Foto: Divulgação/CMA

A Operação Curaretinga IV, realizada pela 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), já apreendeu até o momento 11 dragas, além de diversos materiais empregados no garimpo ilegal, motosserras, baterias, espingardas, celulares, balanças de precisão e uma motobomba. A ação teve início em 14 de julho.

A ação é realizada por tropas do Comando de Fronteira Solimões (CFSOL/8º BIS), da 16ª Base Logística, do 16º Pelotão de Comunicações de Selva, dos Pelotões Especiais de Fronteira do Exército Brasileiro, e dos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e já percorreu até o momento mais de 1070 km em área de selva, devido a dificuldade de localização das áreas de garimpo.

As incursões na selva são pontuais, baseadas em dados de inteligência e têm o objetivo de combater crimes ambientais, como a mineração ilegal de ouro, a caça e a pesca predatórias, e o tráfico de drogas e de armas. As tropas também atuam na proteção das comunidades indígenas e na fiscalização da fronteira.

Além disso, as tropas abordaram duas embarcações tipo canoa e encontraram quantidades de ouro, avaliadas em aproximadamente 66 mil reais. A operação continua em andamento e as tropas estão empenhadas em combater todos os crimes ambientais na região da tríplice fronteira.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui