O submersível Titan que desapareceu a caminho do naufrágio do Titanic foi projetado para retornar à superfície após 24 horas, de acordo com Aaron Newman, um investidor da OceanGate que visitou o local no navio em 2021.
Titan é mantido debaixo d’água por lastro – pesos pesados que ajudam na estabilidade de uma embarcação – construído para ser liberado automaticamente após 24 horas para enviar o submarino à superfície, disse Newman.
“Ele foi projetado para voltar”, disse ele à CNN.
Os membros da tripulação são informados de que podem liberar o lastro balançando o navio ou usar uma bomba pneumática para liberar os pesos, disse Newman. Se tudo mais falhar, disse ele, as linhas que prendem o lastro são projetadas para desmoronar após 24 horas para enviá-lo automaticamente de volta à superfície do oceano.
Os propulsores do Titan são alimentados por um sistema elétrico externo, enquanto um sistema interno alimenta as comunicações e um aquecedor, disse Newman.
Separadamente, o apresentador do Discovery Channel, Josh Gates, que fez um mergulho de teste no Titan em 2021, disse que aprendeu naquele ano que havia quatro maneiras da embarcação perder peso e trazê-la de volta à superfície em caso de emergência.
Há uma liberação de peso controlada por computador, um sistema de válvula manual que injeta ar nos contêineres de lastro externos, um sistema hidráulico para soltar pesos e uma capacidade de se desprender do trenó preso ao submersível e ajudar a mover a embarcação de volta à superfície.
FONTE: Por CNN