A Agência Espacial Europeia (ESA) transmitiu nesta sexta-feira (2), pelo no YouTube, uma das primeiras imagens ao vivo de Marte para celebrar os 20 anos da missão espacial não tripulada Mars Express. Veja as imagens acima.
Durante uma hora, a cada 50 segundos, novas imagens foram enviadas diretamente da câmera de monitoramento visual (Visual Monitoring Camera – VMC) instalada no orbitador da agência.
A maioria das observações e dados coletados por espaçonaves são feitas durante períodos em que não estão em contato direto com uma antena de estação terrestre na Terra.
Durante a transmissão ao vivo de uma hora de sexta-feira, o tempo entre as imagens serem tiradas da órbita de Marte e aparecerem na tela será de cerca de 18 minutos, disse a ESA.
Serão 17 minutos para a luz viajar de Marte para a Terra em sua configuração atual e cerca de um minuto para passar pelos fios e servidores no solo ,espera a agência.
A agência, no entanto, ressaltou que nunca tentaram nada parecido antes, portanto, “os tempos exatos de viagem para sinais no solo permanecem um pouco incertos”.
“Esta é uma câmera antiga, originalmente planejada para fins de engenharia, a uma distância de quase três milhões de quilômetros da Terra – isso nunca foi tentado antes e, para ser honesto, não temos 100% de certeza de que funcionará”, explica James Godfrey, gerente de operações de naves espaciais no centro de controle de missão da ESA.
FONTE: Por CNN