O legislador tibetano no exílio Dawa Tsering disse na segunda-feira (10) que as imagens que mostram o Dalai Lama pedindo a um menino para “chupar minha língua” durante um evento no Norte da Índia eram “parte de uma piada”.
Falando aos jornalistas, Tsering leu o pedido de desculpas do líder espiritual, acrescentando que era “parte de… brincar com uma criança”.
“Está circulando um videoclipe que mostra uma reunião recente em que um menino perguntou a sua Santidade o Dalai Lama se ele poderia lhe dar um abraço”, dizia o comunicado na conta do líder exilado no Twitter.
“Sua Santidade deseja se desculpar com o menino e sua família, bem como com seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”.
O vídeo também mostra o Prêmio Nobel da Paz aparentemente dando um beijo na boca do menino na frente de uma plateia que aplaude e ri, enquanto um homem captura o momento em um telefone.
O Dalai Lama fugiu para a Índia em 1959 após um levante fracassado contra o domínio chinês no Tibete. Ele agora mora em um complexo próximo a um templo na cidade de Dharamshala, no Norte da Índia.
FONTE: Por REUTERS