Uma baleia que nadava no fim de semana perto de uma praia movimentada da costa do sudeste da Espanha chamou a atenção de guardas civis que patrulhavam a área. O animal tinha um desvio mais ou menos na metade de seu corpo, e se movimentava com dificuldade, movendo apenas a parte superior do corpo (veja vídeo acima).
Os policiais suspeitaram que a baleia pudesse estar presa a uma rede de pesca, e acionaram especialistas do Oceanográfico de Valência – o maior aquário da Europa, que fica próximo ao local.
Ao se aproximar em uma embarcação da Guarda Civil, no entanto, biólogos detectaram que a baleia tinha, na verdade, um problema de coluna.
“Os biólogos e veterinários do Oceanográfico puderam avaliar o exemplo e detectaram que não estava preso, mas que sofria um grave desvio em sua coluna; uma escoliose de origem desconhecida e que alterava sua anatomia normal”, afirmou o Oceanográfico.
Apesar da dificuldade para nadar, a baleia conseguiu voltar para o alto-mar, mas os especialistas afirmaram que, por conta de seu estado, ela pode estar desorientada e voltar a aparecer na costa. O animal foi visto a alguns metros da praia de Cullera, uma das das mais movimentadas da costa mediterrânea da Espanha.
Os especialistas afirmaram ainda que, por conta da dificuldade em se aproximar da baleia para não colocá-la em risco, não conseguiram colocar um chip de monitoramento nela.
FONTE: Por G1