O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou, nesta sexta-feira (17), a indicação de deputados que ocuparão as vice-lideranças do governo na Câmara. Entre eles, um ex-aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado Igor Timo (Podemos-MG).
As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União nesta sexta. Além do deputado, diversos petistas foram indicados.
Em suas redes sociais,Timo tem fotos com o próprio Bolsonaro e com diversos ex-ministros da última gestão.
Em uma delas, o deputado chega a elogiar a condução de Bolsonaro no enfrentamento da pandemia da Covid-19, dizendo que o ex-presidente atuava com “transparência” no caso.
Apesar de o partido se declarar independente e ter em suas cadeiras inimigos declarados de Lula (como o ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol, atual deputado federal), o Podemos tem participado das reuniões com líderes da base de apoio ao governo Lula.
Os vice-líderes do governo têm a função de substituir o próprio líder do governo nas orientações no plenário da Câmara e também têm representatividade para levar adiante negociações em nome do Palácio do Planalto.
Foram indicados 15 deputados para esses cargos na vice-liderança, com nomes do próprio PT, do PSB, do PV, do PSD, do Podemos, do Avante, do Solidariedade e do PDT.
FONTE: Por CNN