Apenas cinco municípios do Amazonas têm mais de 20% da população com as duas doses de reforço da vacina contra a Covid-19. Os dados são do vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) divulgados nesta terça-feira (27).
Silves é a única cidade do Amazonas que tem quase 37% da população com o reforço vacinal. Segundo dados da FVS, 36,5% da população está em dia com o ciclo de imunização. A vizinha Itapiranga tem 36,3%.
Já na faixa dos 20% está Urucará, com 27,9% da população completamente imunizada; Barreirinha, no baixo Amazonas, com 26,7%; e Tefé, com 22,8%.
Os demais municípios do estado enfrentam um cenário de crise quando o assunto é a segunda dose de reforço contra a doença, que já infectou mais 624.769 pessoas e matou 14 mil em todo o estado.
A capital Manaus, por exemplo, tem apenas 18% da sua população com as duas doses de reforço.
Já na outra ponta da lista, entre as cidades que menos aplicaram o segundo reforço da imunização, estão Anamã, com apenas 0,4% da população vacinada; e São Gabriel da Cachoeira, com 0,3%.
Outras cidades, como, Japurá, Itamarati, Juruá e Amaturá sequer aparecem como se tivessem aplicado alguma segunda dose contra a Covid.
FONTE: Por G1 AM