Uma ordem judicial de reintegração de posse está sendo cumprida pela Polícia Militar, nesta terça-feira (6), em uma comunidade na Zona Norte de Manaus. Mais de 600 famílias que moravam no terreno retiradas do local.
Em entrevista à Rede Amazônica, moradores relataram que houve agressões e coação durante a reintegração.
O g1 solicitou um posicionamento do governo estadual, e aguarda retorno.
A reintegração é coordenada pelo Grupo Integrado de Prevenção a Invasões em Áreas Públicas (Gipiap) e tem o apoio da Polícia Militar.
Testemunhas informaram à reportagem que os agentes chegaram às 6h, e teriam dado um prazo de três horas para que todos os moradores retirassem os seus pertences. Além disso, dois indígenas que moravam na comunidade teriam sido agredidos durante o cumprimento da reintegração.
Á área ocupada fica perto do São Paulo 2, um conjunto que pertence ao bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. Barracos e casas construídos irregularmente no local foram destruídos por um trator.
O g1 também tenta contato com a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), para saber se as famílias que moravam no local receberão algum auxílio, como aluguel social.
FONTE: Por G1 AM