A estudante Yasmin da Silva, de apenas 15 anos, está no primeiro ano do ensino médio e se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se preparar para o futuro. Ela fez a prova na Universidade Nilton Lins, na Zona Centro-Sul da capital.
O segundo dia de provas do Enem acontece neste domingo (20), em todo o país. No Amazonas, mais de 79 mil candidatos estão inscritos.
Yasmin contou ao g1 que certame é apenas um teste e que ela pretende repetir nos próximos dois anos. No entanto, mesmo assim ela se estudou exaustivamente para o exame e já traçou um objetivo, que pretende concretizar com a futura aprovação.
“Quero fazer direito ou enfermagem e esse teste está me preparando para os próximos anos”, afirmou.
A estudante também contou sobre o primeiro dia da prova, ocorrido no dia 13, e as expectativas para o segundo dia do exame.
“Foi um pouco cansativo. É muito texto envolvido e muita preparação. E aí chega uma hora que você para e pensa se realmente vai conseguir. Hoje é matemática e eu me preparei bem, assisti muitas videoaulas, revisei bastante e estou confiante”, contou a jovem, que estava acompanhada da mãe, Ingrid.
Quem também estreou no Enem foi o estudante Rodrigo dos Santos, de 18 anos. Ele foi um dos primeiros a chegar na Universidade para fazer a prova e comentou sua impressão sobre a experiência.
“Foi muito bom o primeiro dia. Confesso que esperava que fosse algo bem mais cansativo”, afirmou.
Já para o segundo dia, o estudante está apostando todas as suas fichas nas questões de matemática.
“Hoje tem matemática, física, química e biologia. Dessas, a física é algo que eu não domino muito, mas tem a matemática, que dá pra fazer uma boa nota”, disse o estudante, que também contou como foi a sua preparação para o último dia de Enem:
“Tive uma boa noite de sono, descansei a mente, descansei o corpo, fiz uma boa refeição e deixei tudo arrumado de um dia para o outro para não esquecer nada, arrumei o lanche e seja o que Deus quiser”, concluiu
FONTE: Por G1 AM