Pela primeira vez após as eleições, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com os presidentes do Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta quarta-feira (9), em Brasília.
A conversa com Pacheco, que se manteve neutro nas eleições, ocorreu no início da tarde. Durante a campanha presidencial, os dois haviam se encontrado em um almoço.
Mais cedo, Lula se encontrou com Arthur Lira, na residência oficial do presidente da Câmara. À CNN, o líder do PT na casa legislativa, Reginaldo Lopes (MG), classificou a conversa como “superpositiva”.
O presidente eleito manteve o discurso assumido durante a campanha pelo Palácio do Planalto de que pretende pacificar o país.
“Ambos demonstraram espírito colaborativo. Presidente Lula disse que quer enfrentar a fome, reconstruir o Brasil, voltar o país a normalidade. Lira se colocou à disposição para ajudar a governabilidade do governo Lula”, relatou Lopes.
Sobre a PEC da Transição, o presidente da Câmara demonstrou apoio à proposta. “Ele falou que acha legítima a PEC da Transição, porque todos os candidatos defenderam Auxílio Brasil de R$ 600 na campanha. Falou que tem preferência pela PEC”, informou o líder do PT na casa legislativa.
Ainda segundo Lopes, Lula deixou claro que a sucessão na Mesa da Câmara é questão interna dos deputados.
“Não se aprofundou sobre sucessão na Mesa. Lula disse que questão da mesa é interna da casa.”
FONTE: Por CNN