Manaus registrou aumento de 67% no número de multas de trânsito aplicadas no primeiro quadrimestre do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), divulgados nesta segunda-feira (22).
De janeiro a abril, foram contabilizadas 17.741 infrações de trânsito. Em 2021, neste mesmo período, foram 10.569 autuações nas ruas e avenidas de Manaus.
Ainda de acordo com o Detran-AM, as principais multas foram aplicadas pela condução de veículo com licenciamento irregular (3.340 infrações); condução de motocicletas sem capacete de segurança (2.603 infrações; e condutores flagrados dirigindo veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir ou autorização para conduzir ciclomotor (2.014 infrações).
Outra infração recorrente no trânsito de Manaus é o retorno em locais proibidos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração para quem comete esse tipo de irregularidade é considerada gravíssima, com perda de sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.
Nesta segunda-feira (22), a Rede Amazônica percorreu avenidas das zonas Norte e Oeste da capital amazonense, e flagrou diversos motoristas cometendo esse tipo de infração.
Em um trecho da avenida Torquato Tapajós, Zona Norte da capital, a reportagem registrou motoristas utilizando o canteiro central para retornar ao sentido bairro bairro-Centro.
Na avenida Coronel Teixeira, Zona Oeste, condutores foram flagrados entrando na contramão de uma alça para voltarem ao sentido bairro-Centro da via.
FONTE: Por G1 AM