Os sete candidatos ao senado pelo Amazonas registraram as candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-AM). O prazo para o registro termina nesta segunda-feira (15).
Após o recebimento das candidaturas, a corte eleitoral vai analisar cada um dos pedidos.
Candidatos ao senado registrados no TRE-AM:
- Alfredo Menezes (PL)
- Arthur Neto (PSDB)
- Bessa (Solidariedade)
- Luiz Castro (PDT)
- Marília Freire (Psol)
- Omar Aziz (PSD)
- Peter Miranda (AGIR)
Segundo o TRE-AM, para que o registro de candidatura seja aceito o candidato precisa estar dentro dos seguintes critérios:
- Ter a nacionalidade brasileira;
- Ser alfabetizado;
- Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
- Estar alistado eleitoralmente;
- Ter o Amazonas como domicílio eleitoral desde abril;
- E estar filiado a um partido político. A idade mínima para disputar o cargo de senador é de 35 anos.
A campanha eleitoral começa nesta terça-feira (16) e o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro. Além de escolherem um senador, os eleitores também vão votar para presidente, governador, deputado federal e estadual.
Confira, em ordem alfabética, os candidatos ao senado pelo Amazonas:
Alfredo Menezes (PL)
O coronel de reserva do Exército Brasileiro Alfredo Alexandre de Menezes Júnior, o Coronel Menezes, registrou sua candidatura ao senado na quinta-feira (11). Ele é manauara e estudou no Colégio Militar de Manaus (CMM) e na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAM), onde cursou Arma de Engenharia.
Em 2010, migrou para iniciativa privada na gerência de uma instituição financeira e, mais recentemente, assumiu a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), cargo que deixou em junho deste ano.
Arthur Neto (PSDB)
Arthur Virgílio Neto é o candidato do PSDB ao senado. Ele registrou candidatura na sexta-feira (12).
Arthur é diplomata e foi prefeito de Manaus por três mandatos. Foi senador da República entre 2003 e 2011. Também foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e deputado federal.
A convenção que oficializou o nome de Arthur ao Senado ocorreu no dia 31 de julho, em Manaus.
Bessa (Solidariedade)
Elissandro Amorim Bessa, do Solidariedade, também já registrou a candidatura no TRE-AM. Ele tem 49 anos e é natural de Manaus. É formado em Logística e tem pós-graduação em administração pública.
O candidato já trabalhou como vendedor e taxista. Na administração pública já ocupou cargos na SMTU e no Manaustrans e foi diretor comercial na Cooperativa de Consumo dos Taxistas de Manaus (Cotam).
Em 2016 foi eleito vereador de Manaus e reeleito em 2020.
Luiz Castro (PDT)
Luiz Castro, do PDT, registrou sua candidatura ao senado na terça-feira (9).
Com mais de 30 anos de atuação política, tendo dois mandatos como prefeito de Envira e outros cinco mandatos seguidos como deputado estadual, esta é a segunda vez que ele concorre a Senado da República.
A primeira vez foi em 2018, quando era integrante do partido Rede Sustentabilidade e obteve mais de 581 mil votos, sendo o segundo candidato com maior número de votos válidos em Manaus (mais de 418 mil votos).
Marília Freire (Psol)
Marília Freire, do PSOL, registrou sua candidatura ao Senado da República no domingo (14).
Oficial de justiça há 15 anos, Marília é filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) desde 2020, e disputará uma vaga ao Senado pela primeira vez.
Antes de entrar na política partidária, Marília se dedicava a ações contra a violência obstétrica, o direito da população LGBQIA+ e trabalhadores domésticos.
Omar Aziz (PSD)
O senador Omar Aziz, do PSD, registrou sua candidatura à reeleição na quarta-feira (10).
Omar é engenheiro e nasceu na cidade de Garça, interior de São Paulo. Aos 13 anos, passou a morar com a família em Manaus. Atualmente filiado ao Partido Social Democrático (PSD), Omar já foi governador do Amazonas entre 2010 e 2014.
Aziz ocupou o primeiro cargo eletivo em 1990, como deputado estadual. Foi vice-prefeito de Manaus entre 1997 e 2002. Em seguida, foi vice-governador do Amazonas entre 2003 e 2010. Em 2014, foi alçado a Senador pelo Amazonas.
Peter Miranda (AGIR)
O candidato registrou sua candidatura junto ao TRE-AM no sábado (13).
FONTE: Por G1 AM