Manaus registrou o dia mais quente do ano, com 35,5°C na terça-feira (9). Temperaturas elevadas podem se repetir nos próximos dois meses. De acordo com o Sistema de Operação da Amazônia (Censipam), nos meses de agosto, setembro e outubro, as médias serão superiores a 34ºC, e as temperaturas podem chegar a 37°C.
Segundo o meteorologista Lucas Mendes, do Censipam, as altas temperaturas são atribuídas à estação seca, período caracterizado por dias ensolarados. O baixo índice de chuvas também contribuem para temperaturas elevadas.
Os sinais de que as temperaturas seriam elevadas durante a estação já estavam sendo previstos, já que em em julho as temperaturas estavam com médias de 1,5°C acima do que foi registrado no mesmo período do ano passado.
“Com essa média, vemos que esse ano já está demonstrando uma maior frequência da repetição de dias com a temperatura elevadas”, disse o meteorologista.
Segundo Lucas Mendes, a previsão é de que em agosto, setembro e outubro, os dias sejam ainda mais quentes ou com temperaturas semelhantes às registradas na terça-feira, dia mais quente de 2022.
“A gente ainda vai ter uma repetição de vários dias com temperaturas bastante elevadas, com o sol brilhando em várias horas do dia, o que vai favorecer a manutenção desses dias na faixa de 35°C. A temperatura deve chegar até acima disso, de 36 até 37°C, no final de agosto até final de setembro, início de outubro”, revelou o meteorologista.
FONTE: Por G1 AM