A temporada de pesca esportiva começa neste mês no Amazonas e vai até fevereiro de 2023. O estado conta com 25 municípios-polos da prática, e vai sediar, em agosto, a 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia (leia mais abaixo).
De acordo com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus(Codese), no Amazonas, os destinos preferidos dos turistas são Barcelos, Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã, Careiro da Várzea, Itacoatiara e Itapiranga (confira a lista completa abaixo).
A atividade tem as regras definidas no Decreto de Lei Estadual nº 39.125/2018, que permite aos pescadores fisgar o peixe, medir, pesar, fazer fotos, retirar o anzol e devolver ao habitat.
Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Turismo do Codese , Caio Kanawati, o Amazonas fatura R$ 400 milhões com o mercado de pesca esportiva.
“Temos a possibilidade de gerar emprego e renda na capital e no interior, a partir do target mundial da pesca esportiva de água doce, que é o Tucunaré-Açú. Além disso, esse segmento possibilita o desenvolvimento sustentável aos municípios”, afirmou.
Confira os municípios aptos para a pesca no Amazonas
- São Gabriel da Cachoeira
- Santa Izabel do Rio Negro
- Barcelos
- Novo Airão
- Manaus
- Careiro da Várzea
- Careiro Castanho
- Autazes
- Manaquiri
- Manacapuru
- Anori
- Anamã
- Novo Olinda do Norte
- Borba
- Rio Preto da Eva
- Itacoatiara
- Presidente Figueiredo
- São Sebastião do Uatumã
- Silves
- Urucará
- Itapiranga
- Nhamundá
- Parintins
- Maués
- Novo Aripuanã
Feira de pesca esportiva em Manaus
Com o slogan “A Amazônia é uma aventura”, 1ª Feira de Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventura da Amazônia vai acontecer entre os dias 18 e 20 de agosto, no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Sul de Manaus.
Produtos, negócios, conexões e workshops estarão na programação do evento, que terá palestras e atividades formativas com profissionais da pesca esportiva do Brasil.
Serão 175 expositores. De acordo com o Codese, a expectativa é que, a cada dia, o evento receba 5 mil pessoas.
FONTE: Por G1 AM