A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM) vai monitorar pessoas que tiveram contato com o paciente que apresenta sintomas ‘sugestivos’ de Monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. Desde sexta-feira (1º), a SES está investigando o caso.
O paciente é jovem e sem comorbidades e o diagnóstico clínico compatível com a doença foi feito pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). No entanto, ainda não há resultado conclusivo para a doença e o caso segue em investigação.
Neste domingo (3), a secretaria disse que o paciente encontra-se estável, se recuperando em domicílio, e em isolamento. Ainda em nota, o órgão disse que foram realizadas coletas de exames pelo Laboratório Central do Estado para diagnóstico e conclusão da investigação.
Também foram adotadas medidas de contenção, como monitoramento dos contatos domiciliares, assim como será realizado o rastreio de outros contactantes para monitoramento.
As amostras coletadas pelo Laboratório Central serão encaminhadas para detecção do genoma viral e, ainda, para a realização dos exames no laboratório de referência nacional para os estados da Região Norte.
FONTE: Por G1 AM