Os bois Caprichoso e Garantido homenagearam o indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, mortos em Atalaia do Norte, no Amazonas. A homenagem ocorreu durante o 55º Festival Folclórico de Parintins, que ocorreu no último fim de semana.
Bruno e Dom foram mortos no dia 5 de junho, perto da Comunidade Cachoeira, em Atalaia do Norte, no Amazonas. Os restos mortais dos dois foram encontrados após a prisão de envolvidos no crime. Três suspeitos seguem presos, e as polícias Federal de Civil suspeitam a participação de mais cinco pessoas no caso.
Bruno era servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai) e atuava na região combatendo a pesca ilegal. Phillips estava escrevendo um livro sobre a Amazônia.
Homenagem
No primeiro dia do Festival de Parintins, o Garantido iniciou sua apresentação com tribos indígenas. Uma alegoria representou um indígena com a boca coberta com a bandeira do Brasil, uma alusão ao extermínio dos povos tradicionais.
O apresentador do boi, Israel Paulain, lembrou Bruno e Dom em sua fala: “Na Amazônia do povo vermelho, como brasa, por Dom Philips e Bruno Pereira! Somos um povo, Brasil, que luta!”.
Já o Caprichoso lembrou do indigenista e do jornalista durante a apresentação do ritual indígena, conduzido pelo pajé Erick Beltrão. Outros defensores da Amazônia, como Chico Mendes e Dorothy Stang, morta no Pará em 2006, também foram lembrados.
FONTE: Por G1 AM