O ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), lançou o livro “Recurso Especial”, nessa segunda-feira (6), em Manaus. O evento aconteceu no Auditório Desembargador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM).
O lançamento teve início com a fala do Ministro Mauro Campbell, sobre a influência que o livro pode trazer para a aplicação e conhecimento a respeito da ferramenta processual.
“O que nós queremos com essa obra é fazer com que qualquer cidadão aprenda o que seja o papel do STJ e para os destinatários diretos da obra – que são os advogados, operadores do direito, membros do Ministério Público – uma visão moderna, acadêmica, mas, sobretudo, muito prática de como chegar ao nosso Superior Tribunal de Justiça”, disse.
Durante a solenidade, o desembargador João Simões, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), e o presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub, também exaltaram a relevância da obra.
Dividido em dez capítulos, o livro reúne elementos essenciais em um estudo técnico e atualizado sobre o assunto, tanto no âmbito acadêmico como no profissional.
De forma sistemática, o conteúdo traz as principais características do recurso especial no ordenamento jurídico brasileiro.
“É importante que o direito não seja uma caixa lacrada para nós operadores. Longe disso. O cidadão precisa saber qual é o direito que ele tem e acessar esse direito de uma forma célere e rápida”, afirmou o ministro.
O livro foi escrito pelo ministro, em coautoria com Eduardo Arruda Alvim, Guilherme Pimenta da Veiga Neves e Fabiano da Rosa Tesolin, com prefácio de Nelson Nery Júnior.
As vendas aconteceram em formato online e a primeira tiragem do livro já esgotou. Segundo o ministro Mauro Campbell, uma nova tiragem já foi solicitada e deve ser disponibilizada em breve.
O ministro
Membro efetivo do STJ desde 2008, Mauro Campbell Marques atualmente exerce a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.
Autor de diversas obras, ele faz parte da Academia Brasileira de Direito Tributário e recentemente foi escolhido para a Direção-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
FONTE: Por G1 AM