No segundo dia de festividades do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, que comemora os 70 anos da monarca no trono britânico, Meghan Markle e príncipe Harry fizeram sua primeira aparição no Reino Unido após algum tempo. Eles compareceram à missa de ação de graças pelos anos de reinado de Elizabeth nesta sexta-feira (3), que não contou com sua protagonista.
A presença do casal era incerta, depois da decisão de se mudar para os Estados Unidos e abrir mão dos deveres da coroa. No entanto, uma fonte próxima ao casal havia divulgado que os duques de Sussex viajariam à terra natal dos Windsor para o evento.
Eles não apareceram junto à soberana durante a parada Trooping the Colour na quinta-feira (2), evento que abriu as celebrações do feriado, na tradicional varanda do palácio de Buckingham. A rainha havia decidido previamente que apenas membros ativos da realeza participariam do momento – estavam presentes na fachada Charles, príncipe de Gales, herdeiro presuntivo da coroa; sua esposa, Camilla, duquesa da Cornualha; o príncipe William, sua esposa, Kate Middleton, e os filhos do casal: George, Charlotte e Louis.
Harry e Meghan foram vistos no interior do palácio, de onde assistiram à parada.
O palácio de Buckingham anunciou na quinta-feira que a rainha Elizabeth não compareceria à celebração religiosa, devido a desconfortos na mobilidade que sentiu durante a parada. Ela também não estará presente na corrida de cavalos no sábado (4), e não se sabe em quais outros eventos do Jubileu ela estará ausente.
Entre as presenças marcantes na missa, estavam Charles e Camilla, Kate e William, e outros netos e bisnetos da rainha, como as princesas Beatrice e Eugenie.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, foi vaiado durante sua entrada, no exterior da catedral de St. Paul, em Londres.
FONTE: Por CNN