Início Amazonas Cheia: cidade do AM fica totalmente inundada pela 6ª vez nos últimos...

Cheia: cidade do AM fica totalmente inundada pela 6ª vez nos últimos dez anos

Em 2022, quase 11 mil pessoas de Anamã já foram atingidas por conta da subida do Rio Solimões.

0
Frente da cidade de Anamã está totalmente alagada. Moradores usam canoas para se locomover no local. — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

A cidade de Anamã, no interior do Amazonas, enfrenta a sexta inundação total da cidade pela 6ª vez nos últimos dez anos. A informação é da Defesa Civil Municipal. Em 2022, quase 11 mil pessoas já foram atingidas por conta da subida do Rio Solimões.

Para transitar na cidade é preciso usar barcos, canoas ou se aventurar dentro d´água. Na frente do município, é possível ver a situação de emergência vivida pelos moradores.

A cheia também afetou o funcionamento dos órgãos públicos. Escolas e postos de saúde estão com as atividades paralisadas. Já os serviços essenciais estão funcionando de forma improvisada, como é o caso da delegacia do município.

Segundo a administração do local, os presos temporários ficarão alojados em uma casa improvisada ou serão transferidos para Manacapuru, uma das cidades próximas.

Delegacia do município precisou ser transferida para um prédio provisório.  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Delegacia do município precisou ser transferida para um prédio provisório. — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O hospital local também foi afetado. Com a água batendo na porta, a unidade foi interditada e a população passou a ser atendida num hospital flutuante enviado pelo Governo do Amazonas.

Dentro das casas, a situação se agrava para quem mora nas áreas mais baixas da cidade ou para quem não tem um segundo piso, as chamadas ‘marombas (assoalhos).

Cheia no Amazonas

Das 62 cidades do Amazonas, agora 42 estão em situação de emergência por causa da cheia deste ano. O dado é do relatório da Defesa Civil Estadual divulgado nessa quinta-feira (2).

Segundo o relatório da Defesa Civil, até agora, um total de 467.244 pessoas e 116.811 famílias são afetadas pela enchente. Manacapuru é, até o momento, a cidade que mais tem pessoas afetadas. De acordo com o relatório, são quase 39 mil pessoas.

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui