Início Destaques Bolsonaro veta projeto de lei que muda Dia do Índio para Dia...

Bolsonaro veta projeto de lei que muda Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas

Decisão será apreciada em sessão conjunta do Congresso Nacional, que poderá manter ou derrubar o veto do presidente

0
Presidente Jair Bolsonaro 31/03/2022REUTERS/Adriano Machado

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou o projeto de lei 5.466/2019 que revogava o Decreto-Lei 5.540, de 1943, sugerindo alteração na designação do “Dia do Índio“, celebrado em 19 de abril, para “Dia dos Povos Indígenas”. O texto havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Em justificativa de sua decisão, o presidente disse que “não há interesse público na alteração contida na proposta legislativa”.

Bolsonaro argumenta que a própria Constituição Federal adota a expressão “Dos Índios” para nomear o Capítulo 8º do título sobre a Ordem Social.

Agora a decisão será apreciada em sessão conjunta do Congresso Nacional, que poderá manter ou derrubar o veto de Bolsonaro.

A proposta teria o objetivo de manter a celebração, contudo, alteraria a expressão “Dia do Índio” para “Dia dos Povos Indígenas”, que segundo o senador Fabiano Contarato (PT-ES), relator do projeto no Senado, “o estereótipo do ‘índio’ alimenta a discriminação, que, por sua vez, instiga a violência física e o esbulho de terras, hoje constitucionalmente protegidas”.

O texto foi apresentado pela deputada Joênia Wapichana (Rede-RR) e relatado em Plenário por Contarato.

De acordo com o senador, a diferença entre as expressões “índio” e “povos indígenas” não se trata de “mero preciosismo”.

“O termo ‘indígena’, que significa ‘originário’, ou ‘nativo de um local específico’, é uma forma mais precisa pela qual podemos nos referir aos diversos povos que, desde antes da colonização, vivem nas terras que hoje formam o Brasil”, disse Contarato.

FONTE: Por CNN, com informações da Agência Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui