Segundo a administração municipal, a proteção segue sendo obrigatória em locais fechados.
O prefeito David Almeida assinou um decreto, nesta quarta-feira (16), facultando o uso de máscaras em locais abertos, em Manaus. O decreto está no Diário Oficial do Município (DOM).
Entenda os principais pontos sobre o uso da máscara em Manaus:
- A partir desta quarta (16), o uso da proteção não é mais obrigatório nos ambientes abertos em Manaus;
- A Prefeitura recomenda que imunossuprimidos e idosos com mais de 70 anos continuem usando a proteção em todos os ambientes;
- A máscara segue sendo obrigatória em locais fechados.
No decreto, a Prefeitura recomenda ainda que o uso de máscara para pessoas acima de 70 anos de idade e imunossuprimidos seja mantido, pois fazem parte do público com maior vulnerabilidade. Além disso, a proteção seguirá sendo exigida em locais fechados.
A prefeitura argumenta que a decisão foi tomada por conta da redução de casos de Covid na capital e ao avanço da vacinação.
Até esta quarta-feira (15), 67% da população manauara recebeu duas doses ou dose única da vacina contra Covid.
Desde sábado (12), o governo do Amazonas já havia publicado um decreto recomendado o fim da obrigatoriedade do item de proteção em ambientes ao ar livre de todos os municípios do estado, mas deixou a decisão final a cargo de cada prefeito.
Desde então, alguns municípios já derrubaram a obrigatoriedade do uso de máscara nessas regras.
Uso de máscara exigido desde 2020
Em Manaus, o uso de máscara é obrigatório desde junho de 2020, quando um decreto foi publicado no Diário Oficial do munícipio, com o objetivo de frear a transmissão da doença.
A lei que determina o uso obrigatório da proteção e prevê multa de pouco mais de R$114.
Pelo decreto, a determinação do uso de máscara em lugares públicos e privados tem duração enquanto durar a pandemia.
Infectologista faz alerta
Com o anúncio da medida, o infectologista Nelson Barbosa avaliou a decisão como arriscada. Isso porque a vacinação, não só em Manaus, mas como em todo o estado não está em níveis considerados satisfatórios.
“Apesar da cobertura vacinal em Manaus estar em torno de 70%, estamos vendo que isso não é uniforme nos outros municípios do interior do estado. Mais de 37 municípios têm a cobertura vacinal abaixo dos 50%. Então é um cenário que precisa ser visto com cautela, porque pode ser uma medida arriscada e de um otimismo imprudente”, disse Barbosa.
FONTE: por G1 AM