Repartições públicas e associações sociais da cidade foram visitadas. São realizados exames não invasivos para detectar a doença.
Profissionais de saúde fazem busca ativa em repartições públicas e associações sociais da cidade de Presidente Figueiredo, distante 117 quilômetros de Manaus, durante o “Novembro Azul” – mês dedicado à orientações sobre o Câncer de Próstata.
Além das repartições públicas, associações de taxistas e motoboys foram visitados por profissionais do Programa Saúde do Homem, que funciona nas unidades básicas de saúde de Presidente Figueiredo.
A ação foi realizada por causa da baixa procura na Unidade Básica de Saúde para a realização de exames. O exame realizado é não-invasivo, chamado PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico. No exame, é avaliada a presença de uma enzima produzida pelas células da próstata que pode indicar algum problema.
O funcionário público Lourival Cardoso não perdeu tempo. Deixou o preconceito de lado e aproveitou a oportunidade para fazer o exame
“Aconselho deixar o machismo ridículo de lado e fazer o exame. Meu pai teve esse problema”, afirmou. “Não quero que ninguém passe por esses problemas”.
FONTRE: Por G1 AM