Com as participações de Ferroviária (SP), atual campeão da competição; Corinthians e Avaí Kindermann, campeão e vice-campeão brasileiro de 2020, começa nesta quarta-feira (3) a Taça Libertadores de Futebol Feminino 2021. Os jogos serão disputados no Paraguai e final, no dia 21, no Uruguai, no Estádio Central de Montevidéu.
Na briga para conquistar o tricampeonato e se igualar ao maior campeão da competição, o São José (SP), a Ferroviária é a primeira e entrar em campo. No Estádio Manuel Ferreira, em Assunção, o time brasileiro estreia contra o Sol da América, do Paraguai. Integrante do grupo A, as paulistas terão também como adversárias o Deportivo Cuenca (do Equador) e o Independiente Santa Fé (da Colômbia).
Um pouco mais tarde o Avaí Kindermann joga no Estádio Arsênio Enrico, em Cidad del Leste, contra o Yaracuyanos, da Venezuela. As catarinenses estão no grupo B, ao lado também de Cerro Porteño (Paraguai) eSantiago Morning (Chile).
Na quinta-feira (4), no mesmo local, o Corinthians, bicampeão brasileiro feminino, estreia contra o San Lorenzo, da Argentina pelo grupo D que conta ainda com Nacional (Uruguai) e Deportivo Capitá (Paraguai).
Os 16 times foram separados em quatro grupos, com quatro equipes cada. Ao fim da primeira fase, disputada em turno único no Paraguai, os dois melhores de cada grupo avançam para a as quartas de final.
As partidas da Libertadores Feminina serão transmitidas pelos Canais Disney, com presenças na grade de programação da ESPN Brasil e da Fox Sports, além da plataforma de streaming Star+.
O futebol brasileiro domina a Libertadores Feminina. Desde sua criação, em 2009, foram 9 títulos e três vice-campeonatos em 12 edições. Em 2019 a final foi brasileira, entre Corinthians (campeã) e Ferroviária. Apenas a decisão de 2016 não teve representante brasileiro.
Em 2018, outro ano em que o título não ficou com clubes brasileiros, a competição foi realizada na Arena da Amazônia, em Manaus, e o Iranduba ficou em terceiro lugar, sendo eliminado na semifinal pelo Atlético Huila, da Colômbia, que conquistou o título.
FONTE: Por AMAZONAS ATUAL