Primeira edição do AjuriArtes terá participação de Deborah Erê, Dudu Brasil, Taciano Soares, Turenko Beça, entre outros.
A exibição de um curta-metragem marcou o lançamento do projeto AjuriArtes, na noite de quinta-feira (16), em Manaus. A iniciativa vai resultar em outros conteúdos feitos a partir de entrevistas e ensaios fotográficos com os 10 “fazedores culturais” selecionados para a edição.
Um site e um canal no Youtube foi disponibilizado com grandes reportagens, fotografias e mini documentários que contam sobre obras e artistas com atuação na Amazônia. As postagens devem ocorrer entre setembro e novembro.
“Ajuri quer dizer mutirão, ajuda mútua. A proposta é fazer uma espécie de mutirão ao unir comunicação, arte e tecnologia em prol da divulgação do nosso fazer cultural”, disse o idealizador e diretor do projeto Leandro Tapajós.
Ao todo, dez profissionais da cultura que atuam no Amazonas foram selecionados para a edição. Os artistas relataram suas histórias, mostraram obras, revelaram anseios e perspectivas. Compõem o primeiro “mutirão” amazônico das artes:
- Deborah Erê (Arte urbana e tattoo)
- Dudu Brasil (Música e cultura popular)
- Gabriel Mar (Literatura)
- João Fernandes (Produção e gestão cultural)
- Kevin Peres (Dança e produção cultural)
- Olívia De Amores (Música)
- Ricardo Oliveira (Fotografia)
- Rodrigo Castro (Cinema)
- Taciano Soares (Artes cênicas)
- Turenko Beça (Artes plásticas e visuais)
A primeira edição do AjuriArtes é assinada pela Guerreiro Tapajós – Comunicação, Cultura e Eventos e foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2020/ Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.
Conteúdos do projeto
Os resultados do projeto poderão ser acessados no site www.ajuriartes.com.br e no canal Guerreiro Tapajós, no Youtube. Ao todo, para a primeira edição, foram produzidos 10 mini documentários, 10 ensaios fotográficos e 10 reportagens com os artistas selecionados.
Também tem o curta que foi exibido na avant première, que reúne trechos de todas as entrevistas. Após o lançamento desta quinta, semanalmente um novo artista deve ser divulgado.
Uma equipe de profissionais das áreas de tecnologia, jornalismo, fotografia e artes trabalhou no desenvolvimento do projeto. Entre os jornalistas estão: Diego Toledano, Silvio Lima, Camila Henriques e Leandro Tapajós. Já a fotografia foi assinada pelos fotógrafos Marcelo Ramos e Rodrigo Valle.
As entrevistas, filmagens e ensaios foram realizados em Manaus e Codajás entre janeiro e março deste ano. Entre as locações estão o Ateliê 23, Casarão de Ideias e Cardume Coworking.
FONTE: Por G1 AM