Início Manaus Mais de 426 mil estudantes da rede pública voltam às aulas 100%...

Mais de 426 mil estudantes da rede pública voltam às aulas 100% presenciais em Manaus

0
Salas de aula voltam a receber capacidade total de alunos. — Foto: Matheus Castro/G1 AM

Na rede municipal, 88 escolas permanecem com ensino remoto para mais de 27 mil alunos. Outras 29 escolas continuam no sistema híbrido.

Mais de 426 mil alunos das redes estadual e municipal de Manaus voltam para as escolas, nesta segunda-feira (23), com o retorno das aulas 100% presenciais. O governo informou que volta com 235 escolas, enquanto a prefeitura com 390 unidades de ensino.

+ NOTÍCIAS: Contra a Covid, Manaus vacina adolescentes a partir de 12 anos

As aulas 100% presenciais estavam suspensas desde março do ano passado, por conta da pandemia do novo coronavírus. Com a flexibilização das medidas de restrição, os alunos estavam estudando por meio do ensino híbrido, com metade deles na escola e outra metade em casa.

Apesar da retomada, a Prefeitura de Manaus informou que 88 escolas permanecem com ensino remoto para mais de 27.834 mil alunos. Outras 29 escolas continuam no sistema híbrido para 27.548 alunos. A justificativa é que elas ainda não foram adequadas para o retorno.

Veja o retorno em números:

  • Estudantes que voltam às escolas estaduais: 230.000;
  • Quantidade de escolas estaduais: 235;
  • Estudantes que voltam às escolas municipais: 196.471;
  • Quantidade de escolas municipais: 390.

A edição nº 5.167 do Diário Oficial do Município (DOM), de sexta-feira (20), traz o decreto nº 5.126/2021, assinado pelo prefeito David Almeida, que ampara o retorno das atividades presenciais, no âmbito da rede municipal de ensino.

De acordo com a prefeitura, aproximadamente 15 mil trabalhadores da rede municipal de ensino tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, e mais de 4,2 mil receberam a segunda dose do imunizante.

O órgão afirma, ainda, que a volta às aulas tem respaldo os órgãos de saúde e foi discutido pelos profissionais da educação em encontros com todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Monitoramento de casos de Covid

A Semed criou um comitê intersetorial, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que monitora, entre outras coisas, o número atual de infectados e o índice de propagação do vírus em cada zona da cidade.

O grupo de trabalho, dividido em seis eixos (Pessoal, Controle Epidemiológico, Comunicação, Infraestrutura, Logística, Tecnologia e Pedagógico), realiza estudos para adequação das unidades de ensino, com a aplicação de cartazes e adesivos com informações sobre o distanciamento social e de prevenção à Covid-19. Profissionais e alunos que testarem positivo serão afastados das atividades presenciais.

De acordo com as Diretrizes Técnico-Pedagógicas para atendimento presencial e remoto da Semed, os estudantes amparados por atestados/laudos médicos ou decisões judiciais, para não retornarem às atividades escolares presenciais, serão atendidos por meio de Planos de Estudos Individuais.

Rede estadual de ensino
Aulas presenciais foram retomadas na rede estadual de ensino do Amazonas no dia 10 de agosto. — Foto: Divulgação/Secom
Aulas presenciais foram retomadas na rede estadual de ensino do Amazonas no dia 10 de agosto. — Foto: Divulgação/Secom

Na última sexta-feira (20), o governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que o retorno das aulas 100% presenciais da rede pública do Amazonas está mantido para a segunda-feira (23). Ao todo, 230 mil estudantes irão retornar as atividades presenciais em 235 escolas estaduais de Manaus.

O retorno das aulas 100% presenciais das redes pública e privada de ensino foi autorizada pelo governo no dia 7 de agosto. As aulas, até então, estavam ocorrendo pelo sistema híbrido.

O governador comentou na sexta-feira (20), sobre os cuidados que terão que ter em questão do surgimento de uma nova variante. Segundo ele, o governo tomou medidas de segurança para a ação.

Segundo o governo, a retomada acontece 18 meses após a primeira suspensão das atividades presenciais por conta da pandemia da Covid-19. Todos os profissionais da educação já foram imunizados e 82% dos estudantes estão aptos a tomar a 1ª dose da vacina.

Vacinação de adolescentes
Adolescente recebe vacina em Manaus — Foto: Divulgação
Adolescente recebe vacina em Manaus — Foto: Divulgação

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde, 30 dos 62 municípios do estado já trabalham na imunização de adolescentes.

Em Manaus, adolescentes a partir de 12 anos já podem receber o imunizante. Segundo a prefeitura, já foram mais de 100 mil adolescentes vacinados e a campanha segue com bastante procura. Durante toda a semana, inúmeros postos de vacinação apresentaram fila e demora no serviço por conta da quantidade de pessoas.

FONTE: G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui