Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vacina da Oxford tem quase 18 mil faltosos.
Manaus alcançou, nesta segunda-feira (16), a marca de 35,6 mil faltosos na segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semsa).
Levantamentos do G1 junto à Semsa mostram que o número de pessoas que não aparecem para tomar a segunda dose do imunizante em Manaus vem crescendo de forma rápida. No dia 2 de agosto a cidade registrava 20.721 faltosos. Duas semanas depois o aumento é de 72%.
A vacina que possui mais faltosos é a AstraZeneca. São 17.786 pessoas que deixaram passar o prazo de 84 dias para completar o esquema vacinal; em seguida vem a CoronaVac, com 16.403; e, por último, a Pfizer, com 1.478 pessoas.
É importante lembrar que a vacina contra o coronavírus só garante a eficácia quando completado o esquema vacinal, ou seja, quando a pessoa recebe duas doses do imunizante. A imunização completa também é a única forma de evitar que novas variantes, como a Delta e a Lambda, se espalhem rapidamente pelo país. Mesmo sem casos registrados das novas cepas no Amazonas, é importante manter os cuidados e garantir a imunização.
Dados da Prefeitura de Manaus mostram que até às 10h30 desta segunda-feira, 1.295.540 pessoas receberam a primeira dose do imunizante. Já 387.607 completaram o esquema vacinal com a segunda dose e 25.031 receberam a dose única da Jansen.
Esses dois últimos grupos somam um total de 412.638 pessoas, referente a 18,59% da população manauara.
Mesmo com o número de faltosos da segunda dose em crescimento, Manaus tenta reverter o quadro ao mesmo tempo que avança na imunização de novas faixas etárias. A cidade volta a vacinar na terça-feira (17), adolescentes de 12 a 17 anos com e sem comorbidade. No sábado, primeiro dia de atendimento do novo público, o vacinômetro da Prefeitura aponta que mais de 74 mil doses foram aplicadas.
FONTE: G1 AM