Início Mundo Guardas espanhóis resgatam bebês do mar em operação contra imigração marroquina

Guardas espanhóis resgatam bebês do mar em operação contra imigração marroquina

0
Crianças são resgatadas no mar por socorristas espanhóis Foto: Divulgação/Guarda Civil da Espanha

Crianças resgatadas foram entregues às suas famílias, de acordo com a Guarda Civil Espanhola

Imagens de bebês sendo resgatados no mar por socorristas foram divulgadas, nesta terça-feira (18), pela Guarda Civil da Espanha. A operação ocorreu enquanto guardas espanhóis tentavam conter o fluxo migratório e enviar de volta a Marrocos milhares de pessoas que tentaram chegar a Ceuta, na Espanha, a nado. 

Segundo a Guarda Civil, todas as crianças resgatadas foram entregues às suas famílias. A operação aconteceu no estreito de Gibraltar, região que liga o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo e separa a África da Europa.

“Guardas civis de #GEAS e #ARS salvam a vida de dezenas de menores que vieram para #Ceuta pelo mar com suas famílias”, postou a Guarda Civil espanhola em sua conta no Twitter. 

Socorrista espanhol retira bebê do mar em operação para conter migrantes marroqu
Socorrista espanhol retira bebê do mar em operação para conter migrantes marroquinos
Crise migratória

A Espanha enviou tropas a Ceuta para patrulhar a fronteira com o Marrocos depois que milhares de imigrantes chegaram nadando ao enclave espanhol no norte da África, em um incidente que o primeiro-ministro Pedro Sánchez classificou como uma crise séria para o país e a Europa.

Soldados em veículos blindados estavam vigiando a praia de Ceuta nesta terça-feira (18). Dezenas de imigrantes que nadavam e caminhavam pela água perto da praia pareciam estar se distanciando das tropas, e centenas de outros possíveis imigrantes se postavam do lado marroquino da cerca que separa o enclave espanhol do Marrocos.

Segundo alguns especialistas, o Marrocos usa a tática de permitir a entrada de imigrantes em Ceuta como um instrumento de pressão sobre a Espanha, que revoltou o governo marroquino no mês passado ao internar o líder rebelde da Frente Polisário, do oeste do Saara, em um hospital espanhol.

“Isto está acontecendo por causa da passividade absoluta das autoridades marroquinas”, disse o líder regional de Ceuta, Juan Jose Vivas, ao canal 24H TV, acrescentando que a situação é caótica e que agora é impossível dizer quantos imigrantes entraram.

“Isto transcende a migração, estamos falando da integridade territorial, da soberania e das fronteiras (da Espanha)”. 

Socorristas espanhóis salvam crianças no mar durante operação em Ceuta
Socorristas espanhóis salvam crianças no mar durante operação em Ceuta

FONTE: Belén Carreño, Joan Faus, Cristina Galán e Inti Landauro, da Reuters.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui