Defesa Civil não interditou o local. Além do perigo de acidentes, há o risco de novas quedas. Secretário de Infraestrutura diz que contenção será colocada na orla nesta quarta-feira (12).
Parte da orla do município de Humaitá, distante 590 quilômetros de Manaus, desmoronou e caiu no Rio Madeira. A estrutura de asfalto e grades cedeu no barranco que leva à água.
Apesar do desabamento, a Defesa Civil não interditou o local. Além do perigo de acidentes, há o risco de novas quedas.
O problema se tornou tão comum, que crianças brincam próximo à beira da pista e não há alerta perigo no local.
A orla foi construída em 2012. A estrutura de contenção tem 500 metros de extensão e, em oito anos, já é a segunda vez que apresenta problemas estruturais graves. Crateras e grandes rachaduras são visíveis até mesmo para quem olha de longe.
O secretário de Infraestrutura do município, Edivaldo Meireles de Oliveira, explicou o motivo de não haver contenção no local. Ele afirma ainda que ainda nesta quarta-feira (12) uma nova contenção será colocada na orla.
“Nosso gestor já está tomando a iniciativa de recuperar. Esse tapume foi tirado porque a gente está fazendo um tapume novo”, afirmou. “Nós vamos fazer um tapume bonito aqui, fazer uma contenção melhor para que chegue o verão e a gente tome as providências devidas para que recupere essa área”
Em 2018, a prefeitura do município gastou R$ 25 mil para fazer reparos, após um outro incidente. A prefeitura já havia solicitado uma recuperação do local em julho de 2020.
FONTE: Lucas Lobo, Rede Amazônica