Pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina ouviu 1.600 médicos de todo o país
Para mais de 90% dos médicos brasileiros, a pandemia causou impactos diretos na vida pessoal ou profissional. Estresse e pânico foram os principais fatores que contribuíram para o desgaste, segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina, que ouviu 1.600 médicos de todo o país.
Questionados se a pandemia do novo coronavírus teve algum impacto na rotina desses profissionais, 96% afirmaram positivamente — 23% dos entrevistados disse que houve elevação no estresse, picos de ansiedade, síndrome do pânico e insônia. Na pesquisa, 15% dos médicos também relataram sintomas de sensação de medo e pânico do desconhecido.
O levantamento também constatou que 15% dos profissionais precisaram buscar capacitação e qualificação para aperfeiçoar o tratamento dos pacientes com Covid-19. Para 13% dos médicos, a pandemia reforçou compromisso com a medicina e a saúde da população. Entre os desafios do futuro da profissão, 15% responderam que médicos e profissionais da saúde devem ser mais valorizados.
FONTE: Renan Fiuza, da CNN, em São Paulo