Grupo prioritário pode buscar um dos sete postos de vacinação a partir desta quarta-feira (31). Pessoas de 58 e 59 anos que ainda não tomaram a vacina ainda podem buscar imunização.
Pessoas de 55 a 57 anos com doenças preexistentes (comorbidades) podem se vacinar contra Covid, em Manaus, a partir desta quarta-feira (31). Com laudo médico em mãos, eles devem buscar um dos sete postos de vacinação da capital (veja endereços abaixo).
O calendário desse grupo foi antecipado, já que, antes, o atendimento era de uma idade por dia. As comorbidades incluídas nesta etapa são: diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC > 40) ou alguma cardiopatia.
Postos de vacinação contra Covid em Manaus, das 9h às 16h:
- Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, 119, Cidade Nova)
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222, Crespo)
- Universidade Paulista (Unip) (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro)
- Universidade Nilton Lins (Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Flores)
- Clube do Trabalhador do Sesi/AM (Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José)
- Balneário do Sesc/AM (Avenida Constantinopla, 288, Alvorada)
- Centro de Convenções de Manaus (sambódromo) (Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste)
Agora, de acordo com a prefeitura, o calendário de vacinação contra em Manaus inclui, todos os dias, pessoas de 59 a 55 anos, com doenças preexistentes. Ou seja, as pessoas de 58 e 59 anos que ainda não tomaram a vacina também devem procurar um dos postos de vacinação ao longo da semana.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
Só não devem se vacinar as pessoas que estiverem com alguma doença na fase aguda. Estas devem aguardar a recuperação total. No caso de Covid-19, é preciso aguardar 30 dias após os primeiros sintomas para ser vacinado.
Para ser vacinado é necessário apresentar laudo (original e cópia) que comprove uma das três condições de saúde exigidas para esta etapa da campanha (diabetes, obesidade ou comorbidades), além de documento de identificação com foto e CPF.
Os portadores de diabetes que não tiverem laudo, devem levar a receita médica (também original e cópia) em papel timbrado do SUS ou da rede particular.
Baixo movimento nos postos
A vacinação do grupo de pessoas de 55 a 59 anos, com comorbidades, começou nesta segunda-feira (29), em Manaus, com o atendimento de uma idade por dia, em ordem decrescente.
Entretanto, o prefeito David Almeida afirmou que, nesta segunda e terça, o movimento nos postos foi menor do que o esperado. Por isso, foi observado que é possível fazer a vacinação de todas as idades ao mesmo tempo, ainda conforme David.
A Secretaria de Saúde vai atender as pessoas agendadas pelo Imuniza Manaus e também aquelas que ainda não se cadastraram no sistema ou ainda não tiveram a confirmação do agendamento. A orientação é que os não cadastrados busquem o ponto de vacinação mais próximo da sua residência.
A Semsa também estabeleceu que a declaração de comprovação de obesidade mórbida pode ser emitido por profissional médico ou por qualquer outro profissional da saúde, de nível superior, como enfermeiro, nutricionista, farmacêutico e educador físico, por exemplo, que ateste o IMC do paciente dentro do critério exigido.
A estimativa é de que existam em Manaus aproximadamente 30 mil pessoas de 55 a 59 anos com diabetes, obesidade mórbida ou algum tipo de cardiopatia.
A secretária municipal de saúde interina, Aline Rosa Martins, afirma que, com o recebimento de novas remessas do Ministério da Saúde, a campanha vai avançar até contemplar todas as idades com essas comorbidades.
FONTE: G1 AM