Doses que serão usadas na pesquisa foram doadas pelo Instituto Butantan, responsável pela fabricação da Coronavac, por uma parceria com a Fundação de Medicina Tropical. 10.156 pessoas devem participar.
Voluntários começaram a receber doses da vacina Coronavac, nesta quinta-feira (18), em Manaus. A ação vai envolver 10.156 pessoas e faz parte de um estudo chamado CovacManaus, que antecipa a vacinação em profissionais de educação e de segurança pública com comorbidades. O objetivo é verificar o impacto do imunizante na prevenção das formas graves da doença.
- Cronograma: Idosos com 61 anos ou mais devem se vacinar em Manaus contra a Covid-19
- Mapa da pandemia: Mortes e casos de coronavírus em Manaus
O policial Marcelo Almeida foi um dos primeiros a participar da pesquisa. Ao G1, ele disse que ficou satisfeito com a iniciativa e gostaria que outros policiais também tivesse a oportunidade de participar.
“Estou muito satisfeito com a iniciativa, é algo que é muito bom para a sociedade amazonense e eu gostaria até que se expandisse para todos os profissionais da área da segurança pública, principalmente, que estão estão expostos diariamente aos perigos da Covid”, contou.
O infectologista e coordenador da pesquisa, Marcus Lacerda, também falou sobre a iniciativa. Segundo ele, até o final da manhã desta quinta-feira (18), cerca de 40 pessoas já tinham sido imunizadas pelo estudo.
“Quem já teve Covid pode participar do estudo. Só não pode participar é quem já tomou alguma dose da vacina. Até o final da manhã desta quinta, cerca de 40 pessoas que já foram vacinadas. Está sendo uma vacinação tranquila, uma triagem tranquila, e nós esperamos que mais pessoas compareçam e participem do estudo”, disse.
As doses que serão usadas na pesquisa foram doadas pelo Instituto Butantan, responsável pela fabricação da Coronavac, por uma parceria com a Fundação de Medicina Tropical. Os imunizantes pertencem ao mesmo lote que está sendo utilizado no município de Serrana, no interior de São Paulo. A cidade paulista está realizando uma vacinação em massa da população.
Interessados em participar da pesquisa devem preencher o formulário de cadastro e termo de consentimento no site ipccb.org e ficar atentos ao cronograma de chamada por grupo etário, divulgado no mesmo endereço eletrônico. No site estão detalhados os documentos e as informações necessárias para o estudo.
FONTE: G1 AM