São Paulo de Olivença concentra o maior número de doses. Segundo o vacinômetro da FVS, 2.010 vacinas seguem armazenadas na capital.
Até esta quinta-feira (18), 4.324 doses de vacinas contra a Covid-19 ainda não tinham sido retiradas por 11 municípios do interior do Amazonas e estavam armazenadas em Manaus. Os dados são da Fundação de Vigilância e Saúde do Estado (FVS-AM), que coordena a distribuição dos imunizantes.
A vacinação no Amazonas começou no dia 18 de janeiro. Até essa quarta-feira (17), o estado recebeu 812.820 mil doses de imunizantes contra a Covid-19. O recebimento e a distribuição ocorre em remessas. Até agora, sete repasses já foram realizados. O último lote, recebido na quarta, ainda não foi distribuído entre os municípios.
De acordo com a FVS, até a manhã desta quinta-feira, os municípios que ainda não retiraram doses, são:
- Amaturá e São Paulo de Olivença (ainda não retiraram as doses da 5ª, 6ª e 7ª remessas);
- Maraã (ainda não retirou as doses da 6ª remessa);
- Fonte Boa, Guajará e Jutaí (ainda não retiraram as doses da 6ª e 7ª remessas);
- Atalaia do Norte, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Urucará e Novo Aripuanã (ainda não retiraram as doses da 7ª remessa);
São Paulo de Olivença concentra o maior número de doses que ainda não foram retiradas. Segundo o vacinômetro da FVS, 2.010 vacinas seguem armazenadas na capital. No entanto, a pedido da própria Fundação de Vigilância e Saúde, a Casa Militar do Governo do Amazonas vai transportar as doses para o município.
A operação envolve ainda o transporte dos imunizantes para os municípios de Amaturá, Guajará, São Gabriel da Cachoeira, Fonte Boa, Jutaí e Tonantins. E segundo a FVS, toda a logística que envolve datas e horários do transporte estão sob responsabilidade da Casa Militar.
Nesta quinta-feira, Atalaia do Norte, Novo Aripuanã, Maraã e Tabatinga também devem fazer a retirada dos imunizantes restantes.
Remessas
Com a oitava remessa feita pelo Ministério da Saúde nessa quarta (17), o Amazonas registra 812.820 doses de imunizantes contra a Covid.
- Em 18 de janeiro, o estado recebeu 282.320 doses da CoronaVac.
- Em 23 de janeiro, foram 132.500 doses da AstraZeneca/Oxford
- Em 25 de janeiro, o estado recebeu 44.600 doses da CoronaVac.
- Em 7 de fevereiro, 96.200 doses da CoronaVac foram recebidas.
- No dia 24 de fevereiro, foram recebidas 2 mil doses de AstraZeneca, após um erro do Ministério da Saúde. No dia seguinte, o governo recebeu 76 mil doses de AstraZeneca que faltavam e 42 mil doses de CoronaVac.
- No dia 3 de março, chegaram 62.800 doses de vacinas contra a Covid-19 do tipo CoronaVac ao estado.
- Em 10 de março, foram mais 24.800 mil doses de CoronaVac.
- Nesta quarta (17), foram mais 49,8 mil doses de CoronaVac.
FONTE: Matheus Castro, G1 AM