Governo da Coreia do Sul alterou a fila prioritária por compreender que os altetas prestam serviço de estado.
A Coreia do Sul fornecerá vacinação prioritária contra o coronavírus para os atletas olímpicos antes de sua viagem ao Japão para as Olimpíadas de Tóquio, confirmou o Comitê Olímpico e Esportivo Coreano à CNN na quarta-feira (10).
O país iniciou o programa de vacinações no final de fevereiro. Por enquanto, as vacinas contra o coronavírus estão disponíveis para profissionais de saúde da linha de frente e para aqueles que trabalham em enfermarias. O público em geral só receberá a vacina em julho, de acordo com a Agência de Prevenção e Controle de Doenças da Coréia do Sul (KDCA).
A KDCA está abrindo uma exceção para os atletas olímpicos, pois eles devem viajar ao Japão para “serviço público”.
A Agência também confirmou que permitirá a vacinação contra a Covid-19 para viajantes de curto prazo em viagens governamentais ou para a realização de negócios essenciais no exterior.
No entanto, detalhes como data de administração e número de destinatários ainda não foram decididos. Embora a KDCA tenha anunciado que funcionários essenciais do governo e da economia podem começar a se inscrever em 17 de março.
A KDCA e os ministérios relevantes irão analisar as aplicações, de acordo com informações divulgadas pelo oficial sênior de saúde Yoon Tae-ho.
As Olimpíadas de Tóquio, adiadas por um ano por causa da pandemia, estão programadas para 23 de julho a 8 de agosto.
FONTE: De Jake Kwon e Gawon Bae, da CNN