Início Mundo Entrevista com Meghan e Harry: Racismo de tablóide ‘grande parte’ do motivo...

Entrevista com Meghan e Harry: Racismo de tablóide ‘grande parte’ do motivo pelo qual deixamos o Reino Unido, diz duque

0
GETTY IMAGES

O Duque de Sussex disse que o racismo dos tablóides que se infiltrou no resto da sociedade foi uma “grande parte” do motivo pelo qual ele e sua esposa deixaram o Reino Unido.

O príncipe Harry disse a Oprah Winfrey que a mídia tablóide do Reino Unido é “intolerante” e cria um “ambiente tóxico” de “controle e medo”.

Ele disse que achava que o Príncipe de Gales tinha que “fazer as pazes com isso”.

Meghan disse que as redes sociais tornaram o relacionamento com a imprensa como “o oeste selvagem”.

Ela descreveu a tentativa de proteger seus pais de um “frenesi da mídia” e disse que a operação de imprensa da Família Real falhou em defender ela e Harry de histórias falsas.

Na aguardada entrevista com Oprah, Harry e Meghan cobriram uma série de tópicos profundamente pessoais, incluindo racismo, saúde mental, sua relação com a mídia e a dinâmica da família real.

Questionado sobre as alegações de que a família real não cuidou da saúde mental dos Sussex e de que um membro da família havia especulado sobre a cor da pele de seu filho ainda não nascido, o primeiro-ministro Boris Johnson se recusou a comentar, exceto para dizer que “sempre teve a maior admiração pela Rainha e pelo papel unificador que ela desempenha “.

Em imagens inéditas da entrevista de três horas e 20 minutos, Oprah perguntou ao príncipe se o casal deixou o Reino Unido por causa do racismo. O Príncipe Harry respondeu: “Foi uma grande parte disso.”

Ele disse que pouco depois de o casal anunciar que se afastaria dos deveres reais, alguém que era “amigo de muitos dos editores” o avisou sobre sua postura de confronto com a imprensa: “Por favor, não faça isso com a mídia, eles vão destruir sua vida. “

A conversa aconteceu em um jantar para arrecadação de fundos em janeiro de 2020, poucos meses depois que Meghan processou o Mail no domingo por uma carta particular e o príncipe Harry disse temer que sua esposa fosse “vítima das mesmas forças poderosas” para as quais ele perdeu sua mãe.

O amigo dos editores disse a ele: “Você precisa entender que o Reino Unido é muito preconceituoso”. Mas o duque respondeu: “O Reino Unido não é fanático, a imprensa britânica é intolerante, especificamente os tablóides.”

Em declarações à Oprah, o príncipe acrescentou: “Mas, infelizmente, se a fonte de informação for inerentemente corrupta, racista ou tendenciosa, isso será filtrado para o resto da sociedade.”

Ele disse que “infelizmente” ninguém na família disse que lamentava que o casal sentisse que deveria se mudar da vida real porque não se sentia apoiado.

“A sensação é que esta foi uma decisão nossa, portanto as consequências são sobre nós.”

Ele disse que foi “muito difícil porque eu faço parte do sistema com eles, sempre fiz”.

O príncipe Harry disse estar “muito ciente” de que seu irmão, o príncipe William “não pode deixar esse sistema, mas eu saí”.

Questionado se William gostaria de sair do sistema, ele respondeu: “Não sei, não posso falar por ele”.

Harry disse que “o relacionamento, o controle e o medo dos tabloides do Reino Unido, é realmente um ambiente tóxico”.

O duque disse que “sempre estará lá” para seu irmão e o resto de sua família e que “tentou ajudá-los a ver o que aconteceu”.

Seu pai, o Príncipe de Gales, “teve que fazer as pazes” com a relação com a mídia.

Mas Meghan disse que ela e o duque não podiam fazer as pazes sozinhos, dizendo que era “diferente” por causa das redes sociais, descrevendo-o como “como o oeste selvagem”.

Em outro clipe não transmitido pela emissora CBS nas redes sociais, o príncipe Harry disse que em janeiro do ano passado o casal recebeu um convite para visitar a rainha em Sandringham repentinamente retirado por seu secretário particular, que disse que ela esteve “ocupada a semana toda”.

“Quando você é o chefe da empresa, há pessoas ao seu redor que lhe dão conselhos. E o que também me deixa muito triste é que alguns dos conselhos têm sido muito ruins”, disse Harry.

‘Obsessão’

Também na filmagem não exibida, a Duquesa de Sussex disse que seu tratamento na imprensa foi pior do que o de outros membros da realeza, dizendo que embora a Duquesa de Cambridge sendo marcada como “Waity Katie” antes de seu casamento com o Príncipe William deve ter sido “muito difícil”, não era “o mesmo”.

“Se um membro de sua família dissesse confortavelmente ‘todos nós tivemos que lidar com coisas que são rudes’, rude e racista não são a mesma coisa”, disse ela.

“E você também teve uma equipe de imprensa que vai ao registro para defendê-lo, especialmente quando eles sabem que algo não é verdade, e isso não aconteceu conosco.”

Meghan disse que havia uma “obsessão por tudo no meu mundo”, incluindo a oferta de dinheiro pela mídia para rastrear seus pais.

“Fiz tudo o que pude para protegê-los naquele frenesi da mídia por mais de um ano”, disse ela a Oprah.

Questionada se pareceu uma “traição” quando descobriu que seu pai estava trabalhando com os tabloides, Meghan disse: “Estou apenas tentando decidir se me sinto confortável falando sobre isso.”

Ela disse que seu pai negou ter falado com a mídia, mesmo depois que eles imploraram a ele que se eles usassem a “influência” da Família Real para anular a história, eles não seriam capazes de usá-la para proteger Archie de uma cobertura intrusiva mais tarde.

Meghan disse que sua falta de vontade de protegê-la ou de pensar em seu filho “realmente ressoou, especialmente agora como mãe”.

“Eu olho para Archie, penso sobre essa criança e realmente não consigo me imaginar fazendo algo para causar dor intencionalmente a meu filho. Não consigo imaginar, então é difícil para mim conciliar isso”, disse ela.

FONTE: BBC NEWS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui